© 2014 Inclassificáveis  - coletivoinclassificaveis@gmail.com

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

ações realizadas

Dialética entre memória e história

 

Essa oficina consiste no compartilhamento dos exercícios e experimentos realizados durante o processo de criação da obra 5 minutos. Mais especificamente, o trabalho consiste em propor e realizar três “blocos” de provocações cênicas que, de alguma forma, impulsionaram as linhas criativas tanto dramatúrgicas como de atuação na criação de nossa peça. As três frentes abordadas são: trabalho com material de história social atual (jornal), resgate e exposição de memória pessoal através de exercício narrativo e criação de “cenas” que articulem essas duas esferas.

 

Essa oficina já foi realizada em Joinville em 2016 e em Tucuman (Argentina) em 2017. É direcionada para atores/atrizes, dramaturgues, diretores e estudantes de teatro.

 

(Material necessário: roupa confortável, jornais e elementos que possam auxiliar na experimentação cênica. Também pode-se realizar a mesma oficina expandindo o campo para a produção audiovisual).

Jogo da memória

 

Essa oficina busca trazer alguns dos principais fundamentos históricos da peça 5 minutos em linguagem adaptada, para crianças e pré-adolescentes. Temas como ditadura, poder popular, memória histórica e memória coletiva são trabalhados a partir de jogos e exercícios cênicos. 

 

Essa oficina foi realizada ao longo do percurso da 24a Cruzada Teatral pela Rota do Che, nas escolas rurais e centros culturais da província de Sancti Spiritus, Cuba.

É uma oficina direcionada para o público infanto-juvenil em geral e seus educadores e responsáveis.