© 2014 Inclassificáveis  - coletivoinclassificaveis@gmail.com

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

PROJETO MEMÓRIA/HISTÓRIA

O projeto Memória/História nasce depois das ações artísticas (5 minutos) e formativas (oficinas sobre Dialética entre Memória e História) que já havíamos realizado nos últimos três anos.

 

Durante o processo de criação da peça 5 minutos, percebemos que, mais do que uma proposta cênica de reconhecer, escutar e articular as vozes e acontecimentos relacionados à memória pessoal/coletiva e à história oficial/crítica, havíamos criado uma forma de trabalho que nos interpelava nessa criação, a nós, seres históricos-sociais, formados de narrativas contraditórias e desigualdades de acesso ao conhecimento do que “aconteceu” e do que “nos forma”.

 

Ao tomar consciência disso, pensamos que nossas ações estavam conectadas por uma linha até então invisível: a articulação material entre memória e história. Acreditamos que seja necessário acessar, estudar, compartilhar e difundir nossa memória cultural para que faça parte de nossa história. Ouvir vozes que, muitas vezes, são cotidianamente esquecidas.

 

Desta forma, vemos na formulação desse projeto a expressão do desejo de nos apropriarmos dessas linhas de memória que possam tecer uma outra visão da história. Tanto interpessoal, quanto social. Essa atitude tem um posicionamento político diante do material criativo e do próprio trabalho de criação. Porém, da mesma forma que podemos tecer com as mesmas linhas, telas diversas, não queremos definir uma estética, uma poética e nem um suporte material.

 

Nosso desejo, assim, passa por nos permitirmos (sabendo de nossas limitações), experimentações com teatro e vídeo, com intersecções e colagens entre textos e linguagens. Assim como é em 5 minutos, também realizamos em Gritos de Liberdade.

 

Nas abas específicas de cada ações iremos explicar os materiais trabalhados e manter as atualizações.